5 de abril de 2004

London London

Big Ben aí vou eu... O dia hoje foi longo. BEM longo... Deixa eu explicar porque. Como disse semana passada o André ia no consulado brasileiro em Londres acertar algumas coisas do diploma dele. Perguntou se eu não queria ir junto pra conhecer Londres. Eu pensei comigo: Não é a festa do amigo do Bryn mas eu vou...

O lance do dia longo é q a passagem pra Londres de trem custo umas 16 libras. De ônibus custa umas 12 libras. Mas tem um negócio de uma promoção q vc paga 2 libras!!! Nem um pastel custa 2 libras aqui... O único "inconveniente" é q o ônibus saia 5h da matina. Kakaka! Mas lá fomos nós.

Na noite anterior eu até deitei cedo mas devo ter dormindo por volta de 1h da manhã. Quando deu 4h o Palm começou a tocar o tema de Missão Impossível e eu pensei: Missão Impossível é eu levantar agora!!!

Dei umas três respiradas fundas e fui a luta. Tomei banho, um copo de leite e 4:40 lá estava o táxi. TUDO ESCURO AINDA. Um frio do estopô! Um sono do caralho. Mas depois da primeira tremida do corpo por causa do frio vc acorda. Cheguei aceso na estação e pontualmente às 5:15h o ônibus chegou. Exatas 5:20h o ônibus saiu. Como previsto. O busú tava socado de gente que ia pro aeroporto. Pra variar as minhas pernas não cabiam na cadeira e eu não consegui dormir como pretendia.

Três horas depois lá estava eu em Londres. Saímos da estação de ônibus e andamos 3 quadras até a estação de metrô Victoria. Compramos uma passe pro dia inteiro por 6,40 e fomos a primeira atração. Primeira vez q pisei num metrô inclusive.

Duas coisas interessantes aqui. Eu pedi um café pra acabar de acordar e quando terminei o meu café eu simplesmente não achei nenhum lixo pra jogar o copo. NENHUM! A paranoia por causa da ameaça terrorista é tão grande que numa estação enorme como aquela não tinha uma lata de lixo sequer! É meu velho. Neguinho tá com o fueiro piscando!!! Tinha até alguns cartazes pelo metrô onde uma mulher via uma mala sem dono dentro do trem e o cartaz incentivava a reportar a situação.

A outra coisa foi o seguinte... Na primeira escada rolante o André ficou do lado direito e eu fiquei do lado esquerdo pra gente ir conversando. Daí ele diz, veja a viadagem: "Cara, fica atrás de mim. Aqui desse lado." Eu pensei: Oxe... Aviadou! Felizmente aquilo não foi uma declaração de amor. O que acontece é que a galera que quer descer a escada na manha fica na direita. A galera apressada que quer descer correndo pela escada vai pelo lado esquerdo. E todo mundo, menos eu, sabia disso. Depois eu olhei e neguinho fica tudo do lado direito e de vez em quando passa uma figura correndo pelo lado esquerdo... Hehehe. As escadas rolantes da Inglaterra funcionam melhor que a BR-324.

Voltando à viagem. Saímos na estação de St. Paul pra ver a St. Paul's Cathedral. A catedral onde a Princesa Diana se casou com o Príncipe Zoreia Charles. Muito infeliz foi ver que eles estavam reformando a catedral. A fachada principal e por dentro estavam em obras. Não deu pra tirar fotos da fachada principal mas eu dei uma volta circulando a catedral por fora pra conhecer. Agora pense numa igreja grande... Pois bem. A Catedral de São Paulo é maior. BEM MAIOR! A altura dela é enorme. A cúpula gigantesca. E o tamanho é incrível!!! (Não pensem em putaria que é pecado... A gente está falando de uma igreja! Por favor!!!). A catedral é tão grande que eu acho q cabe um Iguatemi ali dentro tranquilo. Vcs não estão entendendo.

Depois eu prestei atenção a todos os prédios e todos eles eram gigantescos... Uns edifícios de zilhões de anos atrás. Cada um ocupando uma quadra e as vezes mais que isso. Tudo me parecia gigantesco... Foi a impressão que tive. Um monte de edificações construídas a centenas de anos atrás. Todas gigantescas!

A catedral era linda mesmo. Não paguei pra entrar pq era caro, 7 libras, e ela estava em reforma. Quando ela estiver ok com certeza eu vou entrar lá pra ver o q tem ali dentro.

St. Paul's Cathedral:

St. Paul's Cathedral

St. Paul's Cathedral

De lá a gente pegou mais uns metrôs e foi pra London Towel. A Torre de Londres era no passado uma prisão cheia de masmorras e tudo o mais. Mais um lugar gigantesco. Não entramos pq custava 13 libras mas sem dúvida eu tenho q entrar nela duma próxima vez. A gente tem acesso às salas de torturas e tal. Creepy! Bem perto da London Tower tem a Tower Bridge que é um ponte fantástica. Definitivamente um belo lugar pra se ver.

Tower Bridge:
Tower Bridge

London Tower:

London Tower

London Tower com a Tower Bridge ao fundo:

Eu, meu cabelo muito doido por causa do vento congelante q soprava, e o Rio Tâmisa:

De lá a gente pegou mais meia dúzia de metrôs e foi parar na House of the Guards para assistir a troca da guarda. Uma onda isso. Os caras andam alguns quilômetros dia sim dia não numa avenida central de Londres, The Mall, e param o trânsito por num sei quanto tempo. Hehehe. Coisa pra inglês ver... Mas é interessante. Os guardas agora não usam espadas não meu amigo. Eu ví foi um monte de fuzíl Colt no braço. Os caras são cheios de pompa. Muito engraçado. Daí chega o chefe deles e começa a dar uns gritos. E eles fazem umas artes e descem do cavalo. Agora a coisa mais engraçada de todas. Eu não sei que diabo que esses guardas têm enfiados num sei onde q eles andam de pernas abertas como se tivessem com hemorróidas. É HILÁRIO! Ninguem se aguenta quando o cidadão desce do cavalo cheio de espada e tudo o mais e começa a andar de perna aberta. Eu tinha q ter feito um filminho mas não ia sobrar espaço no cartão. Frown

Troca da guarda:

De lá da House of the Guards a gente seguiu por dentro do St. James's Park até o Palácio de Buckingham. O parque é FANTÁSTICO! Impressionante como é tudo impecável! Lindo mesmo. Muitas flores, muito verde, um monte de aves soltas pelo lago. As crianças já vão levando meio mundo de pão pra dar pros bichos. E eles ficam andando muito perto de você. Se não tomar cuidade pisa neles. Eles já estão tão bitolados em ganhar pão que quando vc chega perto da grade eles já vem pra cima de você te encarando. Só falta falar: Joga o pão que eu tô com fome! Por isso que os pombos daqui da Inglaterra parecem galinhas. Só pode ser! Na verdade os pombos desse parque eram "normais". Feito galinhas só os de Southampton. Tem também uns esquilinhos andando por tudo quanto é canto. Eu encostei numa grade, ele achou q ia ganhar comida e subiu na minha mão. Bacana!

St. James's Park:

London Eye ao fundo:
St. James's Park

St. Paul's Cathedral ao fundo:
St. James's Park

Quando a gente chegou ao Palácio a guarda tava saindo de lá. Tem bandinha e tudo. Eles saem por uma avenida e os motoristas apressados respiram fundo.

Palácio de Buckingham:

Buckingham

A essa altura todas as bolhas de meu pé que tinham curado voltaram como nunca. Os dedos todos doendo e eu andando kilômetros. Mas vamo lá que não é todo dia q a gente vai a Londres. Depois de bater um papo com a Rainha (não pude tirar fotos por questão de segurança) a gente foi ao Picadylli Circus que é o centrão de Londres. Tem trocentas megastores, trocentos cinemas, trocentos teatros, trocentos restaurantes, impressionante! É meio a Times Square de Londres.

Picadylli Circus:

Apesar da loucura de carro pra tudo quanto é canto e da população de gente andando de um lado pra outro nada se compara a loucura de uma Avenida 7 ou uma Getúlio Vargas às 6h da tarde. Apesar da quantidade absurda de carro e gente é tudo MUITO organizado. Nego não para no meio de cruzamento. Nego não passa sinal vermelho. Nego nem buzina porque não precisa. Tem umas passagens com uns postes com luzes amarelas que quando o pedestre põe o pé o cara para. E eles param mesmo! Não têm semáforo nem nada. Agora imagine você, na Tancredo Neves, meio dia, querendo passar de uma lado pro outro. Põe o pezinho alí põe! Smile Se eu estiver dirigindo faço questão de desviar o carro em sua direção! Smile Mal sapão! Mal sapão!

Lá a gente andou 250.000Km pra achar um restaurante barato. Chegamos no tal do Mr Wu! Smile Oh Yeah! Um chinês q tinha escrito na frente: Hot Buffet. Eat as much as you can! £4,95! Perfeito! A comida não tinha muita opção nem era muito parecida com o chinês brasileiro mas eu comi muito. Tirei a barriga dos congelados como diria o amigo de Bryn. Repeti três vezes e fomos pro consulado brasileiro acertar a vida de André.

Do consulado a gente foi pagar algo nos correios e eu aproveitei pra comprar um Durex pra amarrar meus dedos porque a dor tava demais. O problema é que o dedo está entrando por debaixo do outro que fica apertando. Isso milhares de vezes faz a pele descolar e a dor é grande.

A gente entrou num Pub pra refrescar a garganta e eu fui pro banheiro colar meus dedos. Amarrei os dedos bem forte pra eles não entrarem um por debaixo do outro. Estava uma suruba dedal os meus pés. Como eu amarrei forte eles ficaram redondinhos e pude andar mais tranquilo.

No Pub eu tomei uma tal de London Pride. Ô bicha ruim. Amarga, não era encorpada, muito sem graça. Provei a cerveja francesa que o André tava tomando... Uma tal de 16. Na verdade o nome era bem maior. 16 é o apelido. Mas ela não prestava muito tb não.

At the Pub:

De lá a gente pegou mais meia dúzia de metrôs e foi pro Parlamento. Vê o tal do Big Ben.

A saída da estação é exatamente no pé do Big Ben. Se é q ele tem pé. Quando eu olhei pra cima ví o tamanho do tal. Mais uma construção inglesa gigantesca.

O parlamento é kilométrico! Impressionante como é enorme... (Lá ele!) Fica às margens do Tâmisa.

O Big Ben na verdade na verdade é o sino que toca. Que também é gigantesco e não o relógio como a maioria pensa. Mas que seja...

The Houses of Parliament:

Eu acertei os ponteiros do meu relógio com o Big Ben e segui pra London Eye.

A London Eye é como uma roda gigante realmente gigante. Tem 135m de altura. Dá pra ver toda Londres de lá de cima. A entrada era 11,50 e dessa vez a gente coçou o bolso. A London Eye não para de rodar nunca. As pessoas entram e saem com ela andando mesmo. HotSwap! A volta inteira demora uns 30 minutos. Como de costume estava chovendo infelizmente. Na verdade hoje caiu granizo duas vezes e numa delas realmente doeu! Auch!

As fotos de lá de cima não ficaram boas mas a visão de lá é incrível.

The London Eye:

Parlamento visto de cima:

Depois disso a gente entrou em mais uma estação de metrô sem lixo, desceu as escadas rolantes pelo lado direito e 2:30h depois estávamos em Southamtpton. É claro q ainda falta muito o q conhecer em Londres. Não fui em nenhum museu por exemplo apesar de termos o Museu da História Natural na programação. Mas não deu tempo. Outro dia eu volto.

Voltando pra casa dormi a viagem inteira. Felizmente o ônibus estava vazio. Mas o sono foi logo embora quando eu caí no frio de Southamtpton. Cheguei em casa, liguei pra Feira contando as novidades, tirei o Durex dos dedos e desmaiei!

Nenhum comentário: