4 de julho de 2004

Winchester

Fui com a Léa para Winchester. Winchester fica bem próximo daqui de Southampton, 15 minutos de trem.

Se tem uma coisa boa aqui na Inglaterra é o sistema de transporte. Os trens e os ônibus funcionam muito bem. Sempre no horário. É bem legal isso. Se você quiser viaja rápido e confortavelmente você pega o trem e vai pra qualquer lugar do Reino Unido ou da Europa. Isso é sensacional.

Nas estações sempre têm placas eletrônicas mostrando horários e paradas dos trens. Teve uma hora que o trem ia atrasar 5 minutos e o cara foi no alto falante falar que o trem infelizmente ia atrasar 5 minutos e pediu zilhões de desculpas. No Brasil o ônibus chega meia hora depois e o "motô" ainda chega todo "afobado" querendo que a gente "adiante logo o nosso lado"...

Uma coisa que eu vejo sempre e que eu não entendia o porquê é que os ônibus locais às vezes ficam parados nos pontos depois que pega ou deixa algum passageiro. E eu não entendia o porquê. Não sabia se o motorista ficava lendo uma revistinha numa parada ou noutra e se esquecia que estava dirigindo um ônibus mas enfim... O fato é que ele ficava parado uns minutinhos em alguns pontos de ônibus. Depois que eu fui atinar que eles param pra chegar no próximo ponto no horário correto pra não prejudicar ninguem. E o infeliz só passa na hora mesmo. Viva a pontualidade inglesa...

Voltando a viagem né?

Winchester não foi a capital da terra dos HardDrives (piada geek) mas já foi a capital do Reino de Wessex lá nas antigas... Essa história dos feudos de antigamente sabe? Wessex era um reinozinho... Winchester também era a sede dos reis ingleses. Não sei quando mas foi...

A cidade é bem pequena e velha. Bem interessante e aconchegante. Ruas simpáticas e estreitas. Hoje é basicamente uma cidade histórica.

Chegamos lá umas 2h da tarde. O tempo estava ruim mas não fazia muito frio. Chegamos logo no Great Hall. Uma das poucas partes existentes do antigo castelo de Winchester.

O interessante desse lugar é que aí está a legendária Távola Redonda do Rei Artur! Acredite! Aquela que foi contruída pelo Mago Merlin na época medieval... Bem... Na verdade não... Na verdade essa mesa, que hoje virou um quadro de parede, foi contruída no século XIII e portanto não é a original. Mas é bacana...

É um mesão enorme que pesa mais de 1400Kg, com o nome do Rei Artur e dos 18 guerreiros, dependurada na parede que nem relógio. e vai um monte de besta lá olhar... Inclusive eu.

No mais o salão era bem interessante, com uma pequena exposição mostrando a historia do castelo e da Távola Redonda.

Eu só quero saber agora aonde está a Escalibur enfiada na pedra pra eu tentar tirar ela de lá!

De lá a gente passeou pela cidade a procura de um lugar pra comer. Pra se conhecer uma cidade a melhor forma é andar nela sem destino. E foi o q a gente fez...

Umas ruazinhas estreitas, bem coisa de antigamente. O clima da cidade é fantástico...

E da série "coisas estranhas que a gente sempre encontra quando se põe o pé pra fora de casa na Inglaterra" fica a dessa menina com esse chapéu discreto passeando normalmente pelas ruas de Winchester...

Eu tinha combinado com a Léa que a gente ia comer algo típico inglês hoje. Nem que fosse a pior comida do mundo, e provavelmente seria. Mas daí, enquanto a gente procurava um Pub qualquer a gente passa pela frente do Pizza Hut. Não teve jeito. A gente ainda conseguiu andar uns 5 metros mas resolveu voltar e entrar.

Pedimos uma promoção com pizza média com pão de alho (Aqui se come pão de alho com comida italiana e não com churrasco. Se bem q no Brasil a gente come umas torradinhas com orégano né?) e sorvete de sobremesa.

O sorvete era vc mesmo que fazia. Teve gente que adorou a idéia.

De barriga cheia a gente foi ver a Catedral de Winchester. Bem bacana. Gigantesca como as outras. Eu estou começando a ficar meio entediado de ver coisa velha. Mas ainda não tá muito ruim não. Mas tô começando a ter vontade ver praia deserta, golfinho, essas coisas mais tropicais... Mas por enquanto eu continuo olhando essa catedral do ano de 1076.

De lá a gente foi pra um colégio bem antigo. Onde viviam 72 meninos internados. O guardinha deu uma aula pra gente sobre o lugar. Falou de como era antigamente, falou da história e tudo o mais. Deu uma aula de história. Falou da arquitetura, do governo, da igreja, até dos portões. Falou que aquele portão era feito de carvalho inglês de mais de 600 anos atrás. Disse que por ali passaram muitos reis e rainhas. E agora eu.

Eu só não entendo uma coisa... Em todos esses lugares velhos o que eu sempre vejo são umas portinhas de metro e meio. Esse portão ainda tinha uma porta grande! Se eu tivesse em pé reto só batia o nariz. Mas tem umas outras portas que batem mais ou menos na altura do meu peito. Sério!

Eu não sei se os ingleses medievais eram todos anões e morreram todos durante a grande peste e os que migraram depois eram de tamanho normal ou se aqui antigamente se chamava Terra Média e era a terra dos Hobbits ou se eram todos muito baixinhos mesmo ou, ainda, se eles andavam nas ruas usando capacete como traje obrigatório. Porque, cá pra nós, se eu tivesse que morar numa dessas casinhas com porta de metro e meio, e não usasse capacete 100% do tempo, eu ia voltar pro Brasil com a testa em carne viva de tanta porrada!

De lá a gente foi ver as ruínas do Wolvesey Castle, que já foi um dia a morada dos bispos de Winchester.

Depois de ver tanta coisa e passar o dia curtindo as molecagens da Léa a gente voltou pra casa. Voltamos pra simpaticíssima estação de trem de Winchester e fomos direito para um pub assistir a final da Eurocopa entre Portugal e Grécia.

Por incrível que pareça a Grécia conseguiu ganhar uma Eurocopa jogando como timinho, sempre se defendendo e dando sorte nos contra-ataques. Na verdade a Grécia era um timinho que conseguiu ganhar a Eurocopa com 3 resultados de 1 a 0 na fase final. Coisas do futebol. Por essas e outras que o futebol é tão adorado. Porque existe mesmo a possibilidade de um time notadamente pior ganhar uma Copa dessas. Sentiram o clima de Deja Vú? Pois bem... Não me falem do Flamengo nos comentários, por favor. Eu virei Bi-Vice em duas semanas, uma na Copa do Brasil e outra na Eurocopa. Isso sem falar da Copa do Brasil do ano passado. E ainda tive que ficar ouvindo inglês frustado dar risada de Portugal.

Enfim... Não foi dessa vez Felipão. Mas o seu time era meio ruinzinho também. Depois de ver tantos jogos de Portugal foi que eu entendi porque o Deco joga pela seleção de Portugal e não pela seleção do Brasil. O menino Ronaldo sofre da síndrome de Denílson e só quer dar dribles. Objetividade que é bom nada! O Figo não é lá essas coisas. Mas foi a melhor campanha de Portugal numa Eurocopa em todos os tempos...

Todas as fotos da viagem você pode ver clicando aqui.

Nenhum comentário: