9 de agosto de 2004

Viagem a Itália - Florença - dia 6

Acordamos, empacotamos tudo e seguimos de Vaporetto para a estação de trem para chegarmos a Florença, nossa próxima parada.

Deu uma dor no coração por ter que pagar 5 euros pra ficar 60 segundos dentro de um Vaporetto. Por mim eu não pagava. Mas enfim. Ainda tentei vender os bilhetes mas todo mundo na fila queria comprar o passe de 24h, ou viagem pra Murano, ou qualquer outra coisa, menos o passe de 90 minutos. Paciência.

Compramos o trem mais barato. O trem partiria 1h depois e a gente ficou dando um tempo lá na estação.

Sentamos no chão (já estamos até acostumados) e vimos o tempo passar. Uma coisa que chamou a atenção foi a quantidade de bicha louca que tinha na estação aquele dia. Era um tal de "homem" de shortinho de lycra colado e chapeu de cowboy, nego rebolando pra lá, nego desmunhecando pra cá... Eu hein... Então tô doido...

Pegamos o trem perto de meio dia e nos despedimos de Veneza.

O trem estava vazio, as cabines tinham ar condicionado, as poltronas eram confortáveis e Zorbão, com toda a sua rara capacidade de dormir de qualquer jeito em qualquer lugar, conseguiu a façanha de dormir assim por uma meia hora. É um prodígio esse menino!

A viagem de trem foi a mais bonita que já fiz. Florença fica no meio das montanhas e a paisagem é simplesmente fantástica. Muitas árvores, muita montanha, fantástica. Dava gosto ficar olhando e apreciando...

Chegamos em Florença e seguimos andando para o albuergue. Era super perto da estação de trem. Florença é outra cidade pequena também. A parte central da cidade a gente pode percorrer em uma tarde apenas.

Chegamos no albuergue e tivemos uma boa surpresa. Quem nos atendeu foi a Dona Rita. Uma velhinha super simpática, dona do albuergue, que nos recebeu com toda a sua hospitalidade.

Ela não falava uma palavra de inglês mas a gente parecia que falava a mesma língua. A gente entendia o italiano dela e ela o nosso português.

O quarto era só nosso. Eram 4 camas e tinha até frigobar e tv. Mais um acerto.

Prestem atenção no teto do quarto. Bem no clima da cidade de Florença.

Descansamos um pouquinho e fomos dar uma volta por Florença.

Florença foi durante o século XV a capital cultural e intelectual da Europa. Ainda hoje a cidade é como uma uma grande obra de arte a céu aberto. Foi o berço do Renascimento e possuiu cidadãos ilustres como Michelangelo, Dante e Maquiavel. As maiores atrações da cidade ficam concentradas dentro uma área tão pequena que a cada passo que você dá você se depara com uma visão mais interessante que a outra.

Foi engraçado perceber como as cidades que a gente visitou são diferentes umas das outras. Eu senti Roma como uma metrópole calma. Uma cidade milenar onde você se depara com construções de antes de Cristo e com um pouco da loucura de uma capital. Veneza é única no mundo inteiro e não somente na Itália. Cidade peculiar com seus becos e canais. Pequena, aconchegante e romântica. Já Florença uma cidade cercada por museus, nas montanhas, cheia de obras de arte nas suas ruas estreitas e que realmente sugere cultura e arte.

Saímos do albuergue e a primeira visão interessante foi da Piazza della Republica e seu arco.

Seguindo um pouco mais chegamos à Santa Maria del Fiore que, com seu enorme domo, é a principal marca da cidade de Florença.

Ela é a construção mais alta da cidade e mais uma vez se diferencia de todas as outras catedrais que já ví. Toda coberta por mármore branca, verde e rosa, possui também uma beleza única.

Em frente a catedral está o Batistério que é uma das construções mais antigas de Florença. Ele data do século IV. Foi contruído mil anos antes da própria catedral. Difícil de acreditar que aqueles prédios, que parecem ter sido feitos juntos devido ao estilo e proximidade, foram construídos com um intervalo de mil anos entre um e outro.

O Batistério chama a atenção pelos seus portões. Verdadeiras obras de arte.

No mesmo conjunto está o Campanário. Um pouco menor que o domo.

Santa Maria del Fiore:

O Batistério e seus portões:

Continuamos a nossa caminha e Florença se mostrava cada vez mais interessante com suas ruas estreitas e suas casas antigas.

Chegamos a Piazza della Signoria. Era aqui que ficava o Davi de Michelangelo até 1873 quando foi substituída por uma cópia.

O Davi de Michelangelo é talvez a sua obra mais importante e foi restaurada a pouco tempo e hoje está na Galleria dell'Accademia, aqui em Florença. No fim das contas é mais uma daquelas estátuas de homem nú com o pingolim ao vento.

Seguindo o nosso caminho achamos logo ao lado da Piazza della Signoria o Uffizi.

O Uffizi foi contruido entre 1560 e 1580 como um conjunto de escritórios para o Duque Cosimo. Depos veio a abrigar as peças de arte da família Médici e se tornou a mais antiga galeria de arte do mundo.

Hoje ele abriga muitas obras famosas e é um dos museus mais famosos do mundo.

Atravessando o Uffizi a gente se depara com o Rio Arno. Vemos as montanhas e a bela paisagem de Florença. A direita temos a Ponte Vecchio.

Essa ponte é a mais antiga da cidade e uma das poucas que sobreviveu a Segunda Guerra. A ponte é ocupada por várias lojas. Por volta de 1300 quando ela foi construída as suas lojas eram ocupadas por ferreiros, açogueiros e curtidores de couro que jogavam o seu lixo no Arno. Mas hoje em dia a ponte é ocupada por joalherias. São dezenas de joalherias com suas vitrines douradas.

Seguindo mais um pouco chegamos ao Palazzo Pitti. Mais um museu da cidade. É uma construção enorme, toda de pedra, bem imponente.

Continuamos nossa primeira caminhada pela cidade. Passamos pela bela Ponte Santa Trinita, tivemos uma visão do outro lado da Ponte Vecchio e seguimos até a Piazza di Santa Maria Novella onde fica a igreja Santa Maria Novella.

Essa praça ficava muito perto do nosso albuergue e a gente aproveitou pra sentar nos bancos da praça e descansar um pouco.

Depois de alguns minutos a gente voltou para o albergue pra tomar banho e descansar mais um pouco.

Depois a gente resolveu comer um Kebab que a gente viu na Piazza di Santa Maria Novella. Relembrar um pouco um sabor já conhecido. Na verdade quando eu vi o nome Kebab numa placa já sabia que o Zorbão ia querer dar uma passadinha por lá.

O Kebab estava bacana. Saímos de barriga cheia e fomos dar uma circulada pela cidade.

Passamos novamente pela Santa Maria del Fiore e vimos a catedral iluminada. Depois seguimos um som alto. Parecia alguma festa. Acabamos chegando na Piazza della Republica onde havia vários artistas se apresentando. Gente pintando quadros, caricaturas, gente cantando, gente tocando. A cidade era movimentada a noite...

Depois de um tempo perambulando voltamos pro albuergue pra dormir que amanhã a gente vai dar uma passadinha em Pisa pra tentar desentortar aquela torre.