24 de junho de 2004

Problemas com a lei

A gente hoje foi surpreendido por uma carta da BayTSP encaminhada pela BT, a nossa Telemar e provedora de broadband.

A BayTSP é uma empresa especializada em varrer a rede atrás de gente que esteja usando o eMule ou qualquer outro tipo de programa P2P e compartilhando material protegidos por direitos autorais.

Eu achei q era brincadeira de Evandro quando ele falou que era sobre o eMule. Eu disse: "Sei. E a Interpol daqui a pouco vai invadir a casa de helicóptero e tal...". Mas logo eu ví que o negócio era sério!

Eu não acreditei. No Brasil a galera vende DVD pirata na rua e não acontece nada. A galera anuncia no jornal que vende software pirata e não acontece nada. em Feira de Santana os CDs saem 3 por 1 real e não acontece NADA! Como pode acontecer isso só pq a gente tava copiando um filmezinho... e foi até por causa de um filme ruim!!! Se ainda fosse pq eu estava copiando O Poderoso Chefão pra rever eu até ficava conformado... Mas não. Foi pq Elen queria assistir um filme que chama The Core e que deve ser muito ruim!!!

Mas não é de hoje que eu tenho problemas desse tipo.

Quem não se lembra do Mulheres Famosas do Brasil que até um dia desse ainda me rendia um dinheirinho? Pois bem. O Mulheres Famosas do Brasil era um site que eu fiz com o intuito de trocar fotos de beldades brasileiras. Na verdade o site era uma grande vitrine pra eu vender os CDs com as mais de 10.000 fotos que existiam a época na coleção.

O site era famosíssimo!!! Eu era um webmaster respeitado e conhecido entre os que estavam nesse ramo pornográfico nacional! Sempre sempre sempre me aparece alguem que me diz que tinha o MFDB (Mulheres Famosas Do Brasi) guardado nos Favoritos! Bons tempos!

Vendi CDs do Oiapoque ao Chuí, literalmente! Cheguei a vender CDs para Portugal, Espanha e até Austrália. Bons tempos!

Mas que num belo dia me bate a porta um senhor de paletó e gravata. O tal era um oficial de justiça com um documento judicial da Revista Trip me obrigando a retirar as fotos da TRIP do site. Eu ainda tentei argumentar com a advogada da revista mas não teve jeito, tive que tirar as fotos da revista.

Mas o acervo da Playboy, Sexy e todas as outras fontes continuavam por lá redendo dividendos.

Com esse dinheiro eu sei que fiz uma viagem e ainda sobrou bastante trocado do fim de semana durante muito tempo mas quando o trabalho e a faculdade apertaram de vez tive que abandonar o site... Bons tempos...

Quando eu comentei com o pessoal da faculdade sobre o tal oficial de justiça que esteve em minha casa as histórias começaram a surgir. De um dia pro outro já circulava a notícia na UFBa que a SWAT tinha entrado em minha casa arrombando a porta e invadindo pelas janelas dependurados por cordas que saiam de helicópteros. Coisa de filme de Schwarzenegger.

Logo comigo que só queria vender uns CDzinhos inocentes!!! Marcus que morava comigo e que era o grande distribuir de CD pirata de Salvador nunca recebeu nenhum telefonema! NADA!

Pois bem... Quando eu vi aquela carta da BayTSP foi como um Deja Vu pra mim. Só que dessa vez seria a Interpol que ia invadir a casa ao invés da SWAT!

A princípio eu fiquei com medo de não poder mais usar o eMule pra baixar tudo o que queria pela internet. E isso inclui todos os meus filmezinhos, programinhas, musiquinhas e essas coisas que fazem a gente assinar broadband e economizar no cinema, loja de software e de CDs.

A solução que a gente achou, depois de muita pesquisa, foi de usar o PeerGuardian que filtra os IPs que ele sabe que são de empresas do tipo da BayTSP. Outra coisa que a gente parou de fazer foi baixar material da Paramount que é a empresa que nos ameaçou de processo caso a gente insistisse em baixar o material deles.

Portanto caros amigos do P2P, não façam como eu! Antes de receber em casa a visita da SWAT ou da Interpol tratem de usar o PeerGuardian ou no mínimo ativar a filtragem de IPs nativa do eMule! Assim a comunidade continua e é só alegria!

Nenhum comentário: