13 de junho de 2004

Bola pro mato q o jogo é de campeonato

A Eurocopa 2004 começou esse fim de semana e a cidade está se mobilizando pra assistir os jogos da Inglaterra. É tipo o Brasil em época de Copa do Mundo mas em proporções muito menores. Mas de qualquer forma pra todo canto q vc olhe tem uma bandeira da Inglaterra pendurada em uma janela. Não tem ruas pintadas, cheias de bandeirolas ou esse tipo de coisa mas o clima está diferente...

Mas isso é assunto pra mais tarde...

Antes do jogo o Evandro e a Elen me chamaram pra o q seria um show no Common. O Common é um parque bem grande onde acontece esse tipo de coisa. E lá fomos nós.

Evandro disse q não era pra almoçar pq eu tinha q provar das especiarias inglesas como o tal cachorro quente sem graça ou o sorvete sem gosto. Ele reclamou dizendo que eu não estou "vivendo" a Inglaterra que eu só eu estou vendo a Inglaterra de perto. E é verdade. Principalmente essas duas últimas semanas que o banzo tomou conta de mim e a minha única vontade é de largar tudo e voltar pra casa e pra minha vida antiga. Mas isso não é possível. Não agora.

Então lá fomos nós, com fome, pro parque.

No caminho pro show a gente passou por uma piscina pública pra gurizada. Praticamente o Piscinão de Ramos de Southampton!

Mas a piscina era somente pra criançada. É verdade q tinha uns galalaus tomando banho tb mas tudo bem... O engraçado é q as crianças tomam banho de roupa mesmo. Talvez pq não estavam preparados mas talvez não. Enfim.

Pela cor da água da piscina a gente percebe q a quantidade de xixi por centímetro cúbico era maior q a permitida pelo Ministério da Saúde mas numa terra de 6 meses de frio qualquer 20ºC é calor e a gurizada tem mais é q cair na água mesmo...

Não eram só as crianças que estavam a vontade. Domingo de sol é q nem em Salvador: vai todo mundo pra praia, digo, parque. A mulherada lá toda esparramada pela grama, como se estivessem na praia, bem a vontade, se é que vocês me entendem...

Quando a gente chegou no show propriamente dito viu q o esquema era um pouco diferente do q o Evandro estava pensando. Ano passado o show foi aberto, de grátis. Dessa vez eles cercaram uma área e estavam cobrando 5 libras. O show tinha começado 10 da manhã e a gente chegou lá pelas 2h da tarde mas nem tinha mais ingresso vendendo.

Resolvemos ir almoçar então já q não ia provar das deliciosas especiarias inglesas pq tudo era vendido DENTRO do show. Não tinha nenhum ambulante do lado de fora. Impressionante. Um monte de gente no parque, provavelmente metade procurando algo pra beber/comer e nem sequer um ambulante. Pois é...

Dessa vez a gente resolveu almoçar no KFC. O KFC é uma rede de lojas como a McDonalds mas q só vende galinha. Só tem hamburguer de galinha, coxa de galinha, pedaço de galinha e por aí vai... É a franquia q faz mais sucesso por aqui. Tem muito mais KFC do q McDonalds ou Burguer King por exemplo...

A gente resolveu pedir um tal de um prato pra família com 10 pedaços de galinha. Eu não tinha a menor idéia do q ia vir... Mas a idéia era essa: viver um pouco a Inglaterra. Além dos 10 pedaços vinham 4 batatas fritas e 2 acompanhamentos a escolha. Entre as opções tinha feijão (hein?) e colesaw (acho q não se escreve assim mas é algo com verdura e maionese) q a gente descartou. A gente ficou com as outras opções q eram "milho verde" e um chicken gravy ou algo parecido q a gente não tinha a mínima idéia do q fosse. Quando chegou a gente viu q o milho verde era na verdade um milho cozido normal. Já q é época de São João tá tudo bem. O milho era bem mais doce q o brasileiro. Manteiga pura. Não sei se isso é bom ou ruim, enfim.

Os pedaços de galinha eram literalmente pedaços de galinha. Tinha coxa, asa, peito, todos empanados. A quantidade de gordura da fritura era um pouco demais e o óleo meio q pingava assim sabe? Mas paciência. Não é isso q eu vou comer todo dia. Mas imagine como não andam as artérias dos ingleses!

De lá a gente foi pra casa. Quando deu umas 19:30h eu fui prum Pub aqui perto de casa pra assistir Inglaterra e França. Voltamos ao assunto futebol!

Todos os pubs da cidade estão querendo trazer os ingleses pra assistir os jogos... Eles se enfeitam e oferecem o q podem pra atrair a galera. Eu fui no The Miter. Eles cobriram o chão do pub com aqueles tapetes de grama, dentro do pub estava cheio de bandeiras da Inglaterra e os ingleses estavam eufóricos! O jogo começava 20h e a metade dos ingleses já estava bêbada nessa hora. Durante a apresentação dos jogadores eles gritavam e torciam. Uma confusão geral. Bem Brasil em Copa do Mundo. O pub estava completamente lotado. Tinham milhares de tvs no pub. Eu nem tava animado pra ver o jogo mas aquilo meio q me contagiou. Então vamos torcer pra Inglaterra meter um pé na bunda dos infelizes dos franceses.

O jogo foi todo do time de Zidane. É difícil torcer pro time de Beckham viu. Vou te dizer... A França dominou o jogo todo. Mas a Inglaterra teve a sorte de fazer um gol de bola parada e ainda teve um pênalti não convertido pelo modelo-e-jogador-nas-horas-vagas Beckham. Podia ter liquidado o jogo alí no primeiro tempo mas não conseguiu.

E foi assim q eles ficaram qdo o Bartez pegou o pênalti:

Teve até uma coisa intrigante no pub q eu não consegui entender o q era. O garçom sempre vinha com uma bandeja com laranjas pra galera. Mas pq laranja??? Se ainda fosse na Holanda eu tentava abstrair alguma coisa. Mas aqui na Inglaterra eu fiquei sem entender nada... Mistério!

E o jogo continuava. Passou o jogo todo com a França pressionando e nada de gol. E nos acréscimos foi q começou o calvário inglês. Quando deu 46 do segundo tempo falta na intermediária inglesa. Zidane na cobrança. Gol. O chute nem foi perfeito mas o goleiro simplesmente ficou no contrapé.

Mal sabiam eles q o pior estava por vir. Aos 48, faltando segundos pra acabar, um zagueiro inglês resolveu atrasar um bola totalmente desnecessária para o goleiro mas o ridículo do Henry estava na banheira e pegou a bola e recebeu pênalti. Inacreditável q a Inglaterra ia perder um jogo mais q ganho. E perdeu. Zidane na cobrança, bola de um lado e goleiro do outro.

Eu não acreditei! Muito menos os ingleses... É o tipo de jogo q nenhum time brasileiro perde. Até o Bahia conseguia segurar aquele resultado.

Pense comigo: 40 minutos do segundo tempo, seu time ganhando de 1x0 e o outro time pressionando. O q se faz? CATIMBA!!! Claro! Tem q segurar o resultado custe o q custar! Era a hora de procurar uma confusãozinha com um francês, de tomar um empurrão e ficar 5 minutos no chão esperando atendimento, de pegar a bola e dar chute pro mato q o jogo era de campeonato!!! Mas não... A Inglaterra tava jogando como se fossem os 15 minutos do primeiro tempo! Tinha q segurar a bola no ataque e aquele tipo de coisa mas não... Eles queriam continuar jogando bola... Aí meu velho é dar chance ao azar!

Felizmente esses europeus ainda não tem essas manhas q fazem parte do futebol. No fim das contas jogo se ganha não só com gols mas com simulações, substituição no fim do jogo pra segurar resultado e esse tipo de coisa. E é assim q a gente ganhou 5 copas e a Inglaterra somente 1.

Nenhum comentário: