19 de junho de 2004

Baianês

Tive que vir para a Inglaterra pra descobrir que tinha sotaque. Num país grande como o Brasil provavelmente todo mundo tenha sotaque mas eu tinha a falsa idéia de que o meu era quase inexistente.

Como aqui na Inglaterra tem brasileiro de tudo que é canto essas diferenças vêm à tona. Eu ouço muito mas bah! do sul, que horro-rrr de São Paulo e esse tipo de coisa.

Entre as coisas que eu falo, e não me dava conta, estão o tradicional AONDE? q já virou até propaganda.

Todo mundo sabe que nós baianos assassinamos o gerúndio a cada ando, endo, ... Isso de vez em quando sai mesmo. "Eu tô saino agora!" e esse tipo de coisa. Algo parecido com isso é como eu falo venha. Soa como algo parecido com v~ea (não posso colocar til no e mas vcs conseguem entender o q estou tentando falar né?).

Outra coisa q eu não fazia idéia é do jeito q a gente fala quando não entendeu alguma coisa.
- Você sabe como blah blah blah ?
- É o quê?

Pois é. Aparentemente só a gente fala assim. Eles falam: o que que é?.

Algumas expressões provavelmente eu já sabia mas nunca tinham e dado conta. Tipo ta rebocado quando a gente quer confirmar alguma coisa ou na tora quando algo é feito a pulso. O na tora ainda deriva a tão famosa expressão natoralmente que a gente tanto usa.

Evandro lembrou de mais um verbo provavelmente baiano: Pocar! É até engraçado ficar pensando nas maluquices que a gente vai inventando e que se acumulam durante o tempo.

Tem também a questão da OZADIA! Hehehe! Que com certeza veio derivada de ousadia mas que na Bahia virou ozadia e significa libertinagem.

Pena eu não lembrar de tudo agora... Mas podem ter certeza q a quantidade de baianês q a gente fala é enorme!

Vocês podem dar uma olhada com os próprios olhos:
Dicionário de Baianês



Glossário

OZADIA
Libertinagem, sacanagem

AONDE
De jeito nenhum (em resposta a uma questão: "Você vai comprar isso?" "Aonde?!")

REBOCADO
Com certeza (tá rebocado como eu vou a essa festa!)

NA TORA
À força, obrigado

POCAR
Furar, estourar (a bola pocou!)

Nenhum comentário: